Thursday, January 11, 2007

ECS2

Sou professora de ciências, trabalho com EJA (Educação de Jovens e Adultos), escola Villa lobos no centro de São Leopoldo, gosto muito do meu trabalho, O que mais me anima é ver a superação dos alunos. Alguns alunos iniciam o ano com pouco conhecimento a auto estima baixa, principalmente mulheres, depois de alguns meses está realidade muda, auto estima melhora com o apoio de professores e colegas.
Gosto muito de fazer atividades práticas nas aulas de ciências, assim como discutir ecologia e a realidade dos alunos.
A partir do próximo semestre teremos laboratório de informática na escola, trazendo benefícios para os alunos. Pois será mais uma ferramenta de trabalho para os professores.
Assuntos sobre os quais ainda quero debater são avaliação e evasão dos alunos da EJA.
Um currículo tradicional e autoritário, geralmente leva o aluno ao desânimo, e quando o ele não tem uma família que exige dele, corre um grande risco de repetir o ano, e depois de várias repetências a conseqüência é o abandono.
A escola precisa apresentar atrativos para o aluno, isto é oferecer algo mais do que aulas monótonas e mal planejadas. O próprio professor não se sente atraído para trabalhar quando não existe algo mais, ou algo diferente, como projetos, passeios pedagógicos, gincanas etc, por mais que ele às vezes reclama que elaborar projetos da muito trabalho, a realização no final supera tudo.
Quando a escola planeja e desenvolve projetos, toda comunidade escolar tem mais ânimo para comparecer, atuar e participar. Essa participação dever ocorrer em todos níveis, no planejamento quanto na execução dos mesmos.

1 comment:

Suzana Gutierrez said...

Oi Lurdes

Aqui respondeste parte das questões propostas na ECS 1. A ECS 2 é outra atividade que incluia visitas à alguns sítios e projetos.

abraço,
Suzana