Thursday, January 25, 2007

ECS 01 Nova versão

ECS1
No conto da ilha desconhecida, José Saramago descreve a aventura de um homem que foi audacioso no momento em que chegou na presença do rei solicitar um barco para procurar uma ilha desconhecida.Ele não seguia a regra da maioria das pessoas que iam pedir algo para o rei, pois ele não usou os intermediários, os funcionários do Palácio para chegar ao seu objetivo, ele pediu para falar diretamente com o rei.
Assim ele fez o rei sair de seu comodismo, de sua sala, para chegar até a porta e saber o que este homem queria. Ele foi criativo, pois ficou na porta esperando para se seria atendido ou não, pois, enquanto ele estava na porta ninguém seria atendido,obrigando assim o rei a chegar até ele.
Quando o rei o homem dialogou com o rei , ele foi astuto, falando pouco, despertando a curiosidade do rei.
Ele foi corajoso em iniciar a viagem com pouco tripulação e sem destino certo.
Na educação é preciso muitas dessas qualidades e outras mais.
É necessário coragem para assumir por exemplo, uma turma de 5ª série com 35 adolescentes, alguns iperativos, outros repetentes com idade acima da maioria da turma e a escola com a maioria trabalhando de forma tradicional. É necessário ter criatividade para ministrar aulas atrativas, paciência para responder muitas perguntas, e repetir várias vezes as mesmas respostas, audácia para planejar uma aula prática de ciências e ter esperança que tudo corre bem. E no final da aula prática chegar na conclusão de que deveria realizado essa atividade mais vezes.
Na educação é necessário ter coragem para inovar,pois é mais importante ir em busca da ilha desconhecida do que ficar na praia sem tentar.
É mais importante dentar fazer algo diferente, sair do tradicional, por exemplo ir para o laboratório de ciências, mesmo que os alunos fazem um pouco de barulho e com isso perturbem as turmas próximas.
Ter sabedoria para aceitar os colegas como são e não perder a esperança de ver dias melhores na educação do Brasil.

No comments: