Tuesday, January 09, 2007

ECS1

Tarefa individual
Sou professora do estado, atuo em duas escolas, 30 horas na E.E. de Ensino Fundamental General João Borges Fortes, sendo 20horas como vice-diretora e 10 horas como supervisora; 20 horas na E.E.de Ensino Médio Villa Lobos, em sala de aula com EJA, Educação de Jovens e Adultos, no fundamental nas disciplinas de Ciências e Ensino Religioso.
A EEEF Gen. João Borges Fortes está situada junto ao quartel 16, no bairro Duque de Caxias, o que é excelente em relação a segurança, é uma escola pequena, tem 120 alunos, distribuídos nas séries,1ª,2ª,3ª,4ª,5ª,6ª em dois turnos, nas séries inicias tem de alunos menor de número.As crianças são de origem humilde na maioria, alguns em extremo estado de miséria, maioria reside próximo á escola.
A EEEM Villa Lobos está situado no centro de São Leopoldo tem mais de 1000 alunos, distribuídos nos cursos fundamental e médio em três turnos. A situação econômica dos alunos é bem variada, desde classe média a favelados assim também é vaiado o local onde moram. A faixa etária é bem heterogênea, principalmente na EJA, os alunos têm entre 15 e 55 anos. Tendo várias motivações para estudar, alguns com riscos de perder o emprego, se não apresentarem o certificado de conclusão do ensino fundamental ou do médio, conforme a situação. Muitos estão em busca de uma colocação melhor no mercado de trabalho, são trabalhadores braçais, sem muitas condições de trabalho; outros estão estudando para fazer algum concurso e obter a estabilidade.
Muitos alunos estão realmente interessados em aprender, outros apenas estão em busca do ¨canudo¨, como eles mesmo dizem.

1 comment:

Suzana Gutierrez said...

Prezada Lurdes

Foi bom conhecer um pouco sobre as escolas onde trabalhas. mas não era isso o solicitado nesta atividade.

Faltou atender as questões propostas na atividade e fazer o relacionamento com o texto lido.

abraço,
Suzana, em 15/01/2007