Monday, November 20, 2006

ESC9

Síntese textos de Marx e Engels

Na primeira metade do século XIX, o capitalismo se consolida e com isso a educação fica em segundo plano. Em primeiro lugar fica a produção onde todos participam, homens mulheres e crianças. Como as crianças fazem parte da mão-de-obra, elas trabalham cerca de doze horas por dia e não tem tempo para estudar.
No trabalho os operários precisavam pouco conhecimento, afinal eles só precisam vigiar as máquinas e consertá-las. E assim também o salário é pouco.
Mais tarde, foi estabelecida uma lei, onde o Estado era obrigado o dar estudo o todos, pois somente alguns, os mais ricos tinham acesso a educação, sendo aqueles que pagavam. Mas essa educação novamente não traz benefício para a massa operária, pois ela é usada para dominá-la e ter o mínimo de conhecimento.
“Quanto menor for o tempo de formação profissional exigido por um trabalho, menor será o custo de seu trabalho, de seu salário”.
A burguesia não tem intenção alguma em oferecer ao povo uma educação de qualidade.
A indústria moderna substitui o trabalho complexo pelo simples, e desta forma emprega um número cada vez maior de crianças, e leva ao fracasso a legislação escolar.

SITUAÇÃO ATUAL

Atualmente a educação, muitas vezes é mínima onde os alunos saem da escola e se tornam mão-de-obra barata. Em outras situações a educação é usada para manter o sistema como está, pois não se desenvolve o censo crítico, porque não interessa ao poder dominante.
Em escolas (escolas técnicas) a educação está voltada para a formação de mão-de-obra, para garantir a produção de riquezas.
Ainda hoje tem crianças que não podem estudar, porque tem que trabalhar desde muito cedo, ajudar no sustento da casa. Outras se perdem nas ruas, buscando uma forma de sobrevivência e fuga da própria realidade.
Existem algumas iniciativas, por parte da sociedade e governos para colocar essas crianças nas escolas.

COMPONENTES DO GRUPO E:
Daiany: http://daianypires.blogspot.com
Elisandra: http://profelisandra.blogspot.com
Gisele Dias: http://gibervig.blogspot.com
Juçara Becker: http://jkbecker.blogspot.com
Lurdes Zander: http://lurdeszander.blogspot.com
Viviane: http://viviane-vivibizelo.blogspot.com

No comments: